Ambiente Saudável e Sustentabilidade

Ambiente Saudável e Sustentabilidade

Duas ideias que se entrelaçam. Os propósitos são diferentes, o ambiente saudável tem como objetivo o bem-estar humano, a sustentabilidade tem como foco cuidar do Planeta e seus recursos naturais. Dissociar esses conceitos seja talvez algo sem sentido porque não podemos pensar em ambiente saudável que não seja sustentável assim como não podemos pensar em ambiente sustentável que não proporcione bem-estar.
Sustentabilidade é um termo conhecido e debatido desde a Conferência Rio-92, a comunidade, assustada com as graves consequências da falta de cuidado dos governos e sociedades dominantes, se voltou a produzir coisas e serviços que em algum nível proteja os recursos naturais do Planeta, aí surgiram meios mais adequados de tratar a água; uso de florestas renováveis e preservação das nativas; valorização de produção orgânica e uso de materiais menos contaminantes à saúde. Culminando com as diversas certificações de sustentabilidade tal como a Leed.

O tema ambiente saudável recepciona e abraça a sustentabilidade como um dos requisitos do propósito de bem-estar do ser-humano, que é mais abrangente pois considera a complexidade que é o ser humano e como ele depende e interage com o meio ambiente em que vive.
O Selo Casa Saudável foi concebido e nascido no Brasil, através de brasileiros que dedicam uma vida toda ao bem-estar humano, que estudam, ensinam e convivem com pessoas do mundo inteiro que têm afinidade com a saúde das pessoas no sentido mais amplo. O HBC é a Instituição Certificadora e está em pleno crescimento nesse propósito.

Vamos juntos nessa onda de bem-estar. Ela inclui tudo que sempre quisemos na vida: saúde, felicidade e prosperidade. Comecemos por nós mesmos, os únicos que podemos de fato mudar, sejamos exigentes, não só com nossos alimentos e hábitos, mas também com o ambiente em vivemos, pois ele é grande e nos influencia muito mais do que podemos supor.

FONTE: Eni Bitencourt dos Santos – Geobióloga